Praça da Concórdia

Praça da Concórdia
Endereço: Place de la Concorde, 75008 Paris
Pesquisas relacionadas

A praça da Concórdia é a maior de Paris. Localiza-se entre os Champs-Élysées e o Jardin des Tuileries, no 8º distrito. Nela encontram-se o Hotel de Crillon, o Hotel de la Marine, dois chafarizes e, no centro, o obelisco egípcio de Luxor, com 22 metros de altura.

Durante a Revolução Francesa – à época “Praça da Revolução” – era um dos locais nos quais reuniam-se grandes multidões e lá havia uma guilhotina. No terrífico período de 1792 a 1793, 2.498 pessoas foram guilhotinadas em Paris, sendo 1.119 nesta praça, dentre as quais Luis XVI, Maria Antonieta, Charlotte Corday, Philippe d’Orléans, Danton, Malesherbes e Lavoisier. Findado o período de horror, o Diretório renomeou o local como praça da Concórdia. Em 1836, Luis Felipe I manda erguer um obelisco “oferecido” pelo vice-rei do Egito, Mehemet Ali. Desta forma, ele desejava “fazer esquecer quaisquer eventos políticos.”


Descubra Paris

Paris oferece a seus visitantes diversas faces, de acordo com o local visitado e o momento do dia. Assim, existem inúmeras maneiras de contemplá-la e, outrossim, de amá-la.