Cemitério Pere Lachaise

Cemitério Pere Lachaise
Endereço: 16 Rue du Repos, 75020 Paris
Pesquisas relacionadas

Père Lachaise não é apenas o maior cemitério de Paris, mas também um dos mais famosos do mundo. Localizado no 20º distrito, todos os anos ele atrai centenas de milhares de visitantes que querem ver os túmulos de pessoas famosas. Ele abrange também três memoriais da Primeira Guerra Mundial.

Chamado sucessivamente de “Champ-l’Evêque”, “Mont-aux-Vignes” e depois “Mont-Louis”, o terreno foi ocupado no século XVII por François d’Aix de La Chaise, conhecido como Père La Chaise, confessor do rei Luis XIV. Com a morte do padre jesuíta, seu irmão, o Conde de La Chaise passou a dar muitas festas no local, o que contribuiu para a sua expansão e embelezamento. Nesta época, havia uma lei de 1765 que proibia cemitérios na cidade. Por conseguinte, foi o então cônsul Napoleão Bonaparte que decretou: “todo cidadão tem o direito de ser enterrado, independentemente de sua crença ou raça.” Assim, Alexandre Théodore Brongniart foi o encarregado da concepção do cemitério, que foi inaugurado em 1804.

Entre as pessoas lá enterradas, pode-se citar: Guillaume Apollinaire, François Arago, Honoré de Balzac, Henri Barbusse, Alexandre Théodore Brongniart, Maria Callas, Frédéric Chopin, Alphonse Daudet, Eugène Delacroix, Jean de la Fontaine, Paul Eluard, Félix Faure, Molière, Yves Montand, Jim Morrison, Jean Moulin, Edith Piaf, Marcel Proust, Marie Trintignant, Oscar Wilde.


Descubra Paris

Paris oferece a seus visitantes diversas faces, de acordo com o local visitado e o momento do dia. Assim, existem inúmeras maneiras de contemplá-la e, outrossim, de amá-la.