14 de julho em Paris

14 de julho em Paris

O dia 14 de julho é o feriado dedicado à festa nacional francesa. Instituída em 1880, esta data comemora ao mesmo tempo a Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789, que marca o fim da monarquia absoluta, e a Festa da Federação em 14 de julho de 1790.

A Bastilha, ou mais precisamente Bastille Saint-Antoine (Bastilha Santo Antônio), era uma prisão e um símbolo do poder absoluto e arbitrário do Antigo Regime de Luís XVI. Em 14 de julho de 1789, os manifestantes tomaram o controle da fortaleza. Embora houvesse apenas sete prisioneiros naquele momento, esta ação foi tida como a primeira grande intervenção do povo francês. Portanto, o poder do rei não era mais absoluto. Para os cidadãos franceses este acontecimento é considerado como o símbolo da batalha contra a opressão. Os três ideais da República representados na bandeira tricolor faziam então sentido: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Hoje, as comemorações da Festa Nacional são organizadas em todos os lugares da França. O mais antigo e maior desfile militar da Europa acontece na manhã do dia 14 de julho, na avenida Champs-Elysées em Paris, na presença do Presidente da República Francesa, de altos funcionários e de convidados estrangeiros ilustres. O cortejo é composto de unidades militares à pé, motorizadas ou aéreas, e às vezes unidades de tropas de exércitos estrangeiros são convidadas para desfilar ao lado dos exércitos franceses.

Em 14 de julho são realizados também os famosos Bailes dos Bombeiros. Esta tradição remonta ao ano de 1937, quando a Brigada dos Bombeiros de Montmartre abriu as portas do seu quartel a um pequeno grupo de curiosos. Os soldados do fogo animaram a noite com demonstrações de ginástica e fogos-de-bengala. Após esta celebração com os cidadãos, a ideia se populariza em outros quartéis. Desde então, esta festa é indispensável.

No dia 13 ou 14 de julho, muitos fogos de artifício são lançados nas grandes cidades francesas. Porém, a festa mais famosa é a de Paris, onde milhares de pessoas se reúnem no Champ-de-Mars, no rio Sena, em terraços ou ainda no 1o ou 2o andar da Torre Eiffel. Geralmente os fogos são disparados a partir dos espelhos d'água do Trocadéro e oferecem um espetáculo pirotécnico impressionante que dura cerca de 35 minutos. Recomenda-se estar na margem do rio oposta para assistir aos fogos.

Propomos também várias ofertas de Cruzeiros Especiais de 14 de Julho, assim você poderá assistir aos fogos de artifício a partir dos melhores pontos da cidade.


Descubra Paris