Ile de La Cité

A île de la Cité é o berço de Paris, o elo entre as duas margens do rio Sena. Apesar deste pequeno pedaço de terra, localizado no meio do Sena, ter sido alterado profundamente ao longo dos séculos, ele ainda reúne alguns dos maiores tesouros da capital.

O primeiro deles é, obviamente, a Catedral de Notre-Dame de Paris, imortalizada pelo romance de Victor Hugo. Ela continua a ser o monumento mais visitado da França. Mas esta não é a única obra-prima da arquitetura gótica na ilha. Dentro do Palácio da Justiça, você pode descobrir a Sainte-Chapelle, capela com cenário extraordinário que acolhe as relíquias sagradas de Cristo, inclusive a coroa de espinhos.

Você poderá voltar às origens romanas de Paris, descendo na Cripta Arqueológica de Notre-Dame. Mas talvez você prefira reviver a história de Paris, visitando a Conciergerie, obra arquitetônica de Philippe Le Bel que foi a última residência de Maria-Antonieta.

Desça até os cais, na altura da Ponte Saint-Michel, para embarcar em um cruzeiro no rio Sena. Porém se você prefere a terra firme, passeie nas margens do rio até chegar à extremidade da ilha, onde você encontrará a Praça Vert-Galant. Depois volte e acima do nível da água, admire a Pont Neuf e a magnífica estátua equestre de Henrique IV.

Antes do anoitecer, aproveite o sol em um dos terraços da bucólica e quase secreta Praça Dauphine. Lá, sob a sombra de grandes árvores, você pode encontrar o prédio número 15, antiga residência de Simone Signoret e Yves Montand.

DESCUBRA PARIS

Paris oferece a seus visitantes diversas faces, de acordo com o local visitado e o momento do dia. Assim, existem inúmeras maneiras de contemplá-la e, outrossim, de amá-la.